sábado, 7 de junho de 2008

Carlos Gomes compositor sinfônico - I

A primeira ópera composta por Carlos Gomes foi A noite do castelo. Foi escrita para ser encenada pela Companhia de Ópera Nacional, provavelmente o maior empreendimento cultural jamais havido no Brasil.

A noite do castelo foi escrita em 1861, pouco depois do compositor chegar ao Rio de Janeiro. Ele teve, antes desta ópera, pouco mais de um ano de aulas no Conservatório Imperial, onde foi aluno de Gioachino Giannini. Depoimentos da época dão conta de que ele era um professor relapso. De qualquer forma teve importante papel como regente na Companhia de Ópera Nacional. Na mesma companhia empregou Carlos Gomes como assistente, onde realizava ensaios, transcrições, cópias de partituras, etc. Esta deve ter sido uma grande escola.

Mesmo assim, não seria possível dizer que Carlos Gomes tenha chegado "cru" ao Rio de Janeiro, pois em um ano seria impossível desenvolver a técnica necessária para compor uma abertura como a desta ópera. Ele já estava razoavelmente "pronto" quando chegou de São Paulo, assim como a composição desta ópera também demonstra que ele já estava razoavelmente "pronto" antes de ir estudar em Milão.

Eis a abertura da ópera, em gravação precária:


Nenhum comentário: