sábado, 7 de junho de 2008

Carlos Gomes compositor sinfônico - II

"A música erudita brasileira, como forma de expressão capaz de refletir sobre sua própria história e criar a partir disso, começa com Il Guarany". (MAMMI, Lorenzo. Carlos Gomes. São Paulo: Publifolha, 2001. Coleção Folha Explica. p. 92)

Esta frase, dita no livro que é a interpretação mais atualizada deste compositor na cultura brasileira, dá a medida da importância que teve a composição da ópera Il Guarany para a música brasileira.

Quando Carlos Gomes partiu para Milão em 1863, já levava na bagagem as idéias para esta ópera, cuja finalização demoraria mais alguns anos até resolver questões empresariais que permitissem a um compositor oriundo da América Latina encenar uma ópera no Scala de Milão, a Meca da ópera oitocentista. A primeira ópera italiana de Gomes foi à cena em 1870. Prova de que ele já era um compositor maduro quando chegou à Itália é a existência de sua ópera A noite do castelo, já encenada no Brasil em 1861.

Outro comentarista afirma que Carlos Gomes foi, ainda mais do que grande operista, um grande compositor sinfônico. Como não houvesse no Brasil (nem na Itália) de fins do século XIX um circuito de música de concerto (público, editoras, crítica) a única opção para um compositor com vocação sinfônica como Carlos Gomes era escrever partes instrumentais bastante desenvolvidas para suas óperas. É o que afirma Marcos Pupo Nogueira em sua tese de doutorado Carlos Gomes um compositor orquestral: os prelúdios e sinfonias de suas óperas (1861-1891). (FFLCH-USP, 2003).

A seguir, a gravação da Protofonia do Guarani, certamente a música orquestral mais ouvida no Brasil - tanto em concerto como também por ter se tornado a trilha de abertura do programa radiofônico A voz do Brasil. Seguida do Bailado do 3º ato, onde representam-se danças indígenas. Mammi afirma que este bailado é a primeira experiência composicional que tenta representar o primitivismo de povos não-europeus através de efeitos orquestrais inauditos para as técnicas acadêmicas - recurso que seria muito desenvolvido no século XX por compositores como Debussy, Stravinski e Bartok. Neste bailado Carlos Gomes reaproveitou muito material composto anteriormente como danças de salão.

A gravação é com a Ópera Nacional de Sófia, regida por Fernando Malheiros. Uma interpretação muito interessante, onde se pode ouvir com mais clareza a força do naipe de sopros - que muitos interpretam como defeito na orquestração de Gomes ("influência da música de banda"), mas que pode ser interpretado como traço bastante inovador de sua música.


Nenhum comentário: