terça-feira, 25 de março de 2008

Os jesuítas e a música na América Portuguesa

Os jesuítas tiveram papel primordial na reforma católica do século XVI, bem como na expansão missionária que se fez junto com o colonialismo ibérico. Entre os índios da América os jesuítas desenvolveram intensa atividade musical. A que aconteceu nas missões do Paraguai e da Bolívia já é mais conhecido, inclusive com a presença de compositores de renome como Domenico Zipoli.

Mas a atuação na América Portuguesa é ainda uma grande incógnita. Que começa a ser desvendada na tese de doutoramento de Marcos Holler:

HOLLER, Marcos Tadeu. Uma história de cantares de Sion na terra dos brasis: a música na atuação dos jesuítas na América Portuguesa (1549-1759). Tese de doutorado, Campinas, IA-UNICAMP, 2006.

Holler é professor do departamento de música da UDESC, em Florianópolis. Acredito que este está se tornando um dos grandes departamentos de música do Brasil, com a presença de outros grandes professores/pesquisadores como Acácio Piedade (etnomusicologia) e Sérgio Freitas (harmonia) – para citar apenas os nomes que me vêm de imediato à cabeça.

A tese está disponível em arquivo eletrônico aqui , na biblioteca digital de teses e dissertações da UNICAMP.

Aqui no Melomano faço uma resenha em três partes:

Os jesuítas e a música na América Portuguesa - I

Os jesuítas e a música na América Portuguesa - II

Os jesuítas e a música na América Portuguesa - III

Nenhum comentário: